segunda-feira, 31 de maio de 2010

Entrevista com Dante

Os alunos do terceiro ano entrevistaram o mateáico Luiz Roberto Dante, de quem o Intuto Santa Luzia adota os livros do 1º ano escolar até a 3ª série do Ensio Médio, que veio à escola conhecer a escola e dar uma palestra.


Paola: A primeira pergunta que a gente queria fazer é: ”Qual foi a tua inspiração para fazer sucesso no Brasil todo?”

Dante: Muito trabalho; muita dedicação e muito trabalho. Eu durante anos pesquisei a aprendizagem e o ensino da matemática na universidade. Fazendo pesquisas com crianças e jovens e com professores. E depois percebemos isso: Que muitos jovens, muitas crianças tinham dificuldade em matemática. E daí nós decidimos então escrever material didático para essas crianças e para esses jovens. A minha inspiração, uma missão tornar a matemática mais compreensível para vocês jovens e para as crianças aí do primeiro ao quinto ano e do sexto ao nono.

Paola: Segunda pergunta: ”Como tu te sente vindo para uma escola gaúcha que adota teu livro desde a primeira série do ensino fundamental até o terceiro ano?”

Dante: Muito honrado e a responsabilidade aumenta muito, porque nós já soubemos que esta escola é uma das principais do Rio Grande do Sul. E sabendo que é uma das principais escolas, adotando o meu material do primeiro ao ensino médio isso me honra muito, mas aumenta a minha responsabilidade de sempre aprimorar esse material cada vez mais. E é o que eu faço de três em três anos quando eu reescrevo os materiais.

Paola: Tá, ã… Qual foi a maior dificuldade para fazer os livros?

Dante: A maior dificuldade é a dosagem de dificuldades, porque a gente tem uma ideia (como eu disse para vocês eu passei anos, décadas estudando e pesquisando crianças e jovens.), então eu tenho uma ideia do que lá no terceiro ano um jovem é capaz de resolver um problema, eu tenho uma ideia do nível de dificuldade. Mas essa ideia é ainda abstrata, ela só se concretiza na sala de aula. Quando o livro chega para vocês é que eu vou ver, verificar: Ah, essa foi muito difícil, essa foi muito fácil…Então a maior dificuldade de qualquer autor, não só eu é dosar a dificuldade das atividades, dos problemas, dos exercícios.

Paola: Tá, e… Na sua opinião, qual é a área da matemática que é mais importante?
Dante: Todas tem sua importância. A matemática nesse nível fundamental e médio, ela se divide em números e operações, álgebra (que é a generalização dos números), a geometria (que são as formas geométricas), tabelas e gráficos (que é o tratamento da informação, né?!) e grandezas e medidas. Então têm cinco eixos do conteúdo que contemplam a matemática toda. Todos estes são importantes, todos estes são importantes. É… O números e operações –é o que tem de mais uso –, a geometria –é quem desenvolve nosso raciocínio, a maneira de pensar, essa visão espacial que nós temos… – , grandezas e medidas –que também é muito utilizada no dia-a-dia, tudo é medido para ser feito, né?! Quer a medida de comprimento, quer a área, quer o volume… Tudo é medido nas construções–, gráficos –hoje é a linguagem, é a linguagem usual hoje é a linguagem gráfica. A gente liga a televisão e tem lá um gráfico: “O dólar caiu, o dólar subiu, o dólar baixou.”. É… Se abre uma revista semanal (Veja, Istoé…), você vai abrir a revista tem gráficos para você interpretar–… Então também é outra coisa muito importante. Todas são importantes.

Paola: E todo esse trabalho que tu teve na faculdade e tal valeu a pena hoje em dia por estar tendo toda essa repercussão aí?

Dante: Valeu a pena. É como eu disse a vocês: Muito trabalho e muita dedicação. Porque veja, eu visito as escolas que trabalham com meu material, e eu tenho que reescrever todo esse material. São cinco do primeiro ao quinto, quatro do sexto ao nono, três no ensino médio… Pra vocês verem quantos livros são né, e eu não tenho coautor, eu que faço tudo. Então é muito trabalho, porque a gente tem que dividir o ano nas viagens e visitas e também seduzir outras escolas que não adotam ainda. Eu tenho que ir às outras escolas para seduzir a adotar meu material. Tenho que visitar as que adotam, para fidelizar o material e tenho que reescrever e escrever novos materiais, então dá muito trabalho. Mas vale a pena sim. Principalmente assim, ó: Quando a gente encontra os jovens que estão trabalhando com meus livros, que estão fazendo aqui uma espécie de reportagem, o que é muito legal.

Paola: Então tá, mas era isso o que a gente queria saber.

Dante: Olha, eu agradeço vocês e parabenizo essa iniciativa de fazer um jornalzinho, que é uma coisa importantíssima, importantíssima em todos os sentidos: Cultural e até a aprendizagem mesmo. Quando vocês vão fazer um jornalzinho tem a redação, não tem? Tem a diagramação… Tudo isso é aprendizagem. Parabéns a todos vocês.

Paola: Obrigado.

0 comentários:

Postar um comentário